NOTÍCIAS

CAFÉ FILOSÓFICO: REFORMA TRABALHISTA
22/06/2018

CAFÉ FILOSÓFICO: REFORMA TRABALHISTA

DEBATE SOBRE REFORMA TRABALHISTA

No formato de Café Filosófico, acadêmicos de Administração da Faculdade Rhema debatem prós e contras da Reforma Trabalhista

 

O debate teve por finalidade refletir acerca da influência (positiva e negativa) da reforma trabalhista na sociedade brasileira, mais respectivamente sobre o impacto da reforma na classe trabalhadora e em todos os outros setores da sociedade envolvidos no mercado de trabalho.

A realização deste trabalho foi coordenada pelo professor João Paulo Rodrigues na disciplina de Sociologia Aplicada à Administração e utilizou como metodologia o café filosófico, na qual o grupo reflete e discute temáticas diversas com ajuda de um moderador, nesse caso, o professor. Nessa metodologia a discussão de ideias de forma aberta e o confronto intelectual entre pessoas, favorece profundamente a construção do conhecimento.

Neste debate, especificamente, as discussões envolveram as alterações nas características do trabalhador entre os anos de 1943 (ano de criação da CLT) e de 2018, as alterações nas leis após a inserção das mulheres no mercado de trabalho, entendendo assim que muitas coisas mudaram de lá para cá, e que, portanto, devem-se apresentar atualizações que se adaptem com o perfil do trabalhador e empresariado brasileiro do século XXI.

Na discussão também foram abordadas as mudanças na reforma trabalhista, entre elas, a mudança na jornada de trabalho, nas férias, no período de descanso, negociação na rescisão, na demissão e a contribuição sindical facultativa.

Na Faculdade Rhema entendemos que o aprender se dá nas relações, no diálogo, na troca de ideias e argumentos, habilidades e competências necessárias ao Administrador no Século XXI.

 

DESTAQUES