NOTÍCIAS

ADMINISTRAÇÃO: MITOS E VERDADES
18/10/2017

ADMINISTRAÇÃO: MITOS E VERDADES

A graduação em administração é frequentemente associada por muitos como de fácil acesso, dos mais abrangentes e também como um refúgio para aqueles que não conseguiram decidir especificamente por qual curso adentrar o ensino superior. Vamos esclarecer agora 5 dos principais questionamentos em relação ao curso com maior procura no SISU. Administração é para quem não sabe o que quer cursar? Não passa de um mito a afirmação de que alunos de administração estão lá pois não sabiam o que cursar. Esse problema da indecisão é geral e envolve outros fatores, como prestar vestibular muito cedo. O que acontece de fato é que cada vez é mais comum entre os jovens da atual geração a ambição pelo empreendedorismo, do desenvolvimento de um negócio próprio e ter espírito de ação. A graduação em administração naturalmente torna-se um dos meios para que atinjam esses sonhos. O mercado é abrangente e é possível trabalhar em vários lugares? De fato o curso é muito abrangente e permite que o administrador trabalhe em várias áreas, não necessariamente como gestor de uma empresa. Toda empresa se fortalece com um gestor, da padaria até uma multinacional. A existência de tantos segmentos acaba facilitando para que o estudante arrume um emprego. É importante ressaltar também que o administrador pode trabalhar tanto no setor privado como no público também, seguindo carreira no setor público ou em uma ONG, por exemplo. Todo estudante de administração sonha em trabalhar em multifuncional? Na sala de aula de uma turma de Administração você não irá encontrar apenas interessados em um dia trabalhar para uma grande multinacional. É cada vez mais comum alunos que pretendem atuar em uma área social, ou como já mencionamos anteriormente, se aventurar no ramo do empreendedorismo.

É obrigado fazer uma especialização depois da faculdade? Naturalmente sendo um curso extremamente abrangente, é também generalista. Não forma especialistas, mas sim um conhecimento básico sobre vários temas relacionados. Por isso, por mais que não seja ?obrigatório?, fazer uma especialização após a formatura é essencial. Uma pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Administração (CFA) apontou que em 2015 73% dos graduados em administração possuíam uma especialização. É uma carreira muito longa?

A carreira do administrador não costuma ser curta como a de um atleta, porém tão pouco longa como a de um professor. Apesar da alta empregabilidade profissionais podem ser descartados com facilidade, principalmente pela competição com os mais jovens, que no mundo corporativo ganham cada vez mais espaço e importância, diferente de outras profissões em que a pessoa mais velha pode ser uma vantagem relacionada ao amadurecimento. ______________ Agora que as dúvidas foram sanadas e os mitos desmistificados, ficou interessado em entrar para o mundo da administração? A Faculdade Rhema está ofertando vagas para graduação na área e as inscrições para o vestibular já iniciaram.