NOTÍCIAS

FACULDADE RHEMA REALIZA 'OFICINA DE JOGOS COOPERATIVOS'
28/09/2018

FACULDADE RHEMA REALIZA 'OFICINA DE JOGOS COOPERATIVOS'

Acadêmicas e professora do curso de Pedagogia conduzem ?Oficina de Jogos Cooperativos? para alunos do curso de Formação de Docentes

No dia 15/09/18, no Colégio Estadual Emílio de Menezes, as acadêmicas de Pedagogia e a professora da disciplina 'Relações Interpessoais no Contexto Educativo',Elaine Cristina Pinheiro Faverzani conduziram a Oficina de Jogos Cooperativos que teve como objetivo revelar que a consciência da cooperação, além de favorecer a aprendizagem de forma lúdica, promove a união, reforça a confiança em si mesmo e nos outros, ensina a trabalhar em grupo e incentiva a interação, especialmente em espaços escolares.

Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a se libertarem da competição e participar por uma meta em comum, pois o que mais importa nesse tipo de atividade é a colaboração de cada pessoa para o grupo e o que cada um tem para oferecer no momento em que a atividade está sendo realizada, além de ajudar no desenvolvimento de novas habilidades, tanto para as crianças quanto para adultos, tais como: intelectuais (imaginar, perguntar, decidir), físicas (falar, ouvir, escrever), pessoais (alegria, compreensão, sinceridade) e interpessoais (encorajar, explicar, ajudar).

Alguns exemplos de jogos cooperativos:

  • Passando o bambolê: as crianças ou adultos devem formar um círculo dando as mãos, com um bambolê entre as duas pessoas. O desafio é passar o bambolê pelo corpo sem soltar a mão do parceiro.
  • Escravos de Jó: Canta-se a música enquanto fazem os movimentos solicitados na música usando um objeto (pedrinha, tampinha): Escravos de Jó jogavam caxangá (vai passando para o colega ao lado o objeto que foi posto à sua frente); Tira (levanta o objeto), bota (põe na sua frente), deixa ficar (aponta para o objeto na frente); Guerreiros com guerreiros fazem zigue (passa seu objeto para o colega ao lado), zigue (volta o objeto para sua frente), zá (passa seu objeto para o colega).

Aliar teoria e prática em projetos de extensão à comunidade é uma das propostas da Faculdade Rhema e com isso todos ganham: alunos, professores e comunidade em geral.

Faça sua graduação na Faculdade Rhema e venha crescer junto com a gente!

DESTAQUES