NOTÍCIAS

RELAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO COM AS ORGANIZAÇÕES NAS SOCIEDADES MODERNAS
23/03/2018

RELAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO COM AS ORGANIZAÇÕES NAS SOCIEDADES MODERNAS

Acadêmicos de Administração da Faculdade Rhema trabalham as relações sociais, políticas e econômicas que as organizações possuem com os consumidores, com os trabalhadores, a comunidade, o governo e as outras organizações

As empresas hoje, assumem relacionamentos com seus consumidores, trabalhadores, com a comunidade, com o governo e até mesmo com outras empresas. Como acontece esta relação é o que estuda o aluno de Administração na disciplina Sociologia aplicada à Administração. Nesta disciplina o aluno terá a possibilidade de interpretar estas relações com base em fundamentos sociológicos, além de desenvolver a capacidade de observar e criticar os valores e comportamentos sociais e entender como a sociedade e a administração em termos estruturais e dinâmicos se aventam.

A Empresa e seus consumidores

Cresce cada vez mais nesta relação a consciência da responsabilidade social da empresa para com aqueles a quem ela atende. Passamos de um mercado produtor, onde a empresa criava o produto e, depois, lançava mão de certas técnicas mercadológicas para torná-lo conhecido e vendê-lo, para um mercado em que primeiro se procura conhecer as necessidades, aspirações e desejos do consumidor para, só então, fabricar o produto.

 

A Empresa e os trabalhadores

A relação da empresa com seus funcionários sofre as influências do tamanho, da estrutura organizacional e da filosofia de direção adotada. O tipo de relacionamento também apresentou variações ao longo do tempo.

 

A Empresa e a comunidade

Uma empresa, principalmente de grande porte, quando se instala em uma região, pode gerar riquezas e oportunidades; por outro lado, também fere interesses e cria mudanças nas relações sociais e econômicas existentes anteriormente à sua chegada, o que pode originar atritos. As reações são muito variadas e isso tudo se torna objeto de estudo e pesquisa pelos alunos na academia.

 

A Empresa e o Governo

O relacionamento das organizações com o governo varia de amplitude segundo o tipo de regime adotado. As autoridades locais costumam relacionar-se com as empresas, quer de maneira positiva, quer restritiva, caso considerem os interesses do município prejudicados pela presença e/ou comportamento das organizações.

A Empresa e sua relação com outras Empresas

Num sistema capitalista, se, por um lado, a concorrência entre empresas se impõe, por outro lado elas também se unem na defesa de interesses comuns.

Nas aulas de Sociologia Aplicada à Administração, os alunos realizam atividades em grupos sobre as relações entre as organizações e a sociedade moderna, momentos estes em que se discute e analisa as relações que as empresas têm com os consumidores, através de pesquisas mercadológicas, relações com os trabalhadores nas micro e médias e grandes empresas, relações positivas e negativas tanto com a comunidade quanto com o governo e como elas devem se relacionar com as outras empresas.

DESTAQUES